WhatsApp Fale conosco no WhatsApp

Direto do Podcast: 7 Lições de Adalberto Bem Haja para segurança eletrônica, inovação, dados e performance

Compartilhe esse post

Você já conhece o nosso podcast o I.Agora-cast,? Se ainda não, a hora chegou! Hoje vamos falar de um dos episódios mais interessantes. Conversamos com  Adalberto Bem Haja,  investidor, empreendedor e visionário à frente da Baicon e do CT Hub  que compartilhou conosco as 7 lições fundamentais para transformar um negócio técnico em uma potência escalável, atrativa para investidores e relevante no mercado.

A segurança eletrônica no Brasil cresce a dois dígitos há mais de duas décadas. Mas ainda tem muita empresa boa preso num modelo analógico de pensar, com pouca visibilidade, pouca ambição e quase nenhum dado.

1. Se é pra pivotar, que seja rápido 

Empresas que sobrevivem não são as que têm o melhor plano, mas sim as que respondem mais rápido à dor do cliente. O CT Hub, por exemplo,  nasceu como centro de treinamento físico e aí chegou a famigerada pandemia e tudo mudou, e agora?

Em 3 dias tudo virou um hub digital com lives diárias no YouTube, se tornando referência em comunicação no setor. Hoje, é um ecossistema completo de networking, conhecimento e negócios para o mercado de segurança.

Entendeu como funciona? Escalabilidade começa com flexibilidade. Tecnologia é só ferramenta. O que muda o jogo é a mentalidade.

3. Quer vender sua empresa? Organize a casa

Governança não é “coisa de multinacional”. É pré-requisito pra quem quer jogar no mercado de IPOs ou M&As. Entre as dicas do convidado estão ter seus números na ponta da língua: EBITDA, CAC, LTV, margem bruta e líquida, tudo precisa ser muito exposto.

Além disso, Ter um manual de processos (como o da BHC Sistemas) é essencial para que a inteligência não se perca com as pessoas. Por fim, nunca negocie sua empresa por desespero. Os melhores negócios são feitos quando você não precisa vender.

4. Invista em inovação com propósito

Adalberto está à frente de um fundo da Bossa Invest voltado só para startups de segurança eletrônica. O foco? Tecnologia com potencial de escalar.

  • Câmeras com IA e analytics
  • Drones integrados a plataformas logísticas
  • Aplicações de LGPD, cloud e integração com IoT
  • Monitoramento preditivo e cibersegurança

Segundo Adalberto, não há falta dinheiro no mercado, há falta de entrega e solução bem embalada que deixe o modelo de negócio redondo e atrativo.

6. Seja CVO

Chief Visionary Officer. O novo C-Level que está aparecendo nas empresas mais inovadoras do Brasil. Segundo o convidado, o papel do CVO é pensar longe, articular parcerias e garantir que a cultura interna está pronta para o amanhã.

A inovação, segundo Adalberto, não é inventar, é melhorar o que já existe. A empresa Baicon, por exemplo, está popularizando o gerador de neblina como ferramenta tática no combate a invasões. Tecnologia antiga + modelo novo = escala.

7. Não seja uma empresa. Seja um ecossistema 

Adalberto é sócio de empresas que, em tese, competem. Mas elas coexistem porque há clareza de papéis e estrutura, alé, de transparência nas decisões e zero espaço para privilégios em qualquer uma das iniciativas. O resultado? Sinergia, crescimento, alianças duradouras com muita ética.

A mentalidade de ecossistema exige organização, clareza e ética. Mas, se bem construída, transforma negócios médios em plataformas dominantes.

E onde entra a i8t nessa conversa?

Aqui na i8t, acreditamos que o setor de segurança eletrônica está só no começo da revolução digital. É por isso que desenvolvemos soluções em IoT, Inteligência Artificial, rastreamento inteligente, controle de acessos, gestão de dados e visão computacional.

Quer saber como destravar o potencial oculto da sua empresa com tecnologia i8t? Fale com um especialista e comece agora a escalar com inteligência: https://i8t.com.br/

Posts Relacionados